Listas
LEMBRE-SE: Listas de discussão tem regras que devem ser observadas para o bom andamento das discussões. Os newsgroups são regidos por um conjunto de normas, chamado de netiqueta.
Por favor, leia e entenda as regras - para evitar transtornos para você, os demais usuários e os administradores, especialmente Como Fazer Perguntas
Para quem não está familiarizado com seu uso, preparamos um texto com normas, dicas, usos e costumes (conheça também as RFC ) , que concorrem para o bom funcionamento do grupo.
Fórum - O que é ser participante de uma Lista?
Entendendo Listas
Site Original http://www.icmc.sc.usp.br/manuals /BigDummy/Listas.html
O serviço de listas oferece grande poder de comunicação e é um recurso inestimável para estudantes e profissionais. Aprenda um pouco sobre seu funcionamento.
- Funcionamento
- Identificação
Funcionamento
Uma lista é formada por um programa servidor e um arquivo com endereços de e-mail de pessoas inscritas.
Endereços de listas são semelhantes a endereços comuns de e-mail. Ao enviar uma mensagem para uma lista, o servidor copiará a mensagem, enviando-a para todos os endereços cadastrados. Assim, através de um único endereço de e-mail, conversamos com dezenas ou centenas de pessoas.
Inscrição
É preciso se inscrever para receber mensagens de uma lista; em alguns casos, o fato de enviar uma mensagem para uma lista faz com que se seja inscrito automaticamente, mas isso não é comum.
Tópico da Lista
As listas (assim como os newsgroups) são organizadas por tópicos de discussão. Uma lista sobre UNIX dicute assuntos relacionados a esse sistema - não tente tirar dúvidas sobre Macintosh nessa lista...
É sempre bom confirmar qual o assunto de uma lista antes de enviar mensagens.
Ajuda
Ao inscrever-se em uma lista, uma mensagem especial com os comandos do servidor de listas, entre outras instruções, é enviada. Guarde essa mensagem em um arquivo para consultar sempre que necessário.
|
Comandos
Os comandos não são os mesmos em todas as listas, mas estes são os mais comuns:
- subscribe
- Realiza inscrição do remetente da mensagem em uma lista especificada
- unsubscribe
- Retira seu endereço da lista
- help
- Apresenta os comandos entendidos pelo processador da lista
Às vezes, os comandos do processador devem ser enviados no corpo da mensagem de e-mail, mas em outros casos é a linha de Subject que deve conter os comandos. Verifique os endereços corretos e a maneira adequada de utilizar os comandos.
Endereços
Em geral, as listas têm dois endereços: um para o envio de comandos (de inscrição, eliminação, ajuda, pesquisa, etc), e outro para o envio das mensagens.
Moderador
O moderador é o responsável pela lista, e pode decidir quem é admitido nela, impedir a veiculação de mensagens, e chamar a atenção para o tópico da lista, mantendo o bom andamento das conversas.
|
|
Identificação
Mensagens recebidas através de listas são identificadas facilmente pelo cabeçalho:
Date: Fri, 19 May 1995 21:12:45 +0000
Sender:
From: (Fulano de Tal)
To:
Reply-To:
Subject: Assunto
Content-Lenght: 600
.
.
.
Neste caso, vemos que Fulano de Tal enviou esta mensagem para a lista nome-lista. Também podemos notar a presença dos campos Sender: e Reply-To:, que são inseridos automaticamente pela lista.
Sender:
Indica o endereço do programa (processador de listas) que enviou a mensagem.
|
Reply-To:
Este campo faz com que as respostas a esta mensagem sejam enviadas por default para a lista e não para o autor da mensagem.
|
Origem da mensagem
Confundir mensagens enviadas para listas com mensagens pessoais pode gerar algum mal-entendido, por isso verifique a origem dos e-mails recebidos antes de respondê-los.
Alguns servidores de lista facilitam esta identificação, colocando o nome da lista no campo Subject:
Date: Fri, 19 May 1995 21:12:45 +0000
Sender:
From: (Fulano de Tal)
To:
Reply-To:
Subject: [Lista-L] Assunto
Content-Lenght: 600
.
.
.
|
|